Professor Catedrático Armando Jorge Lopes
Armando Jorge Lopes, Professor Catedrático Jubilado, fez a graduação em Letras Modernas [Maputo/UEM, 1978], o mestrado em Ensino do Inglês e Linguística [York, UK, 1982], o doutoramento em Linguística Aplicada [Wales, UK, 1986] e pós-doutoramentos em Linguística Aplicada, um na University of Southern California, USA, 1991 e outro, na University of Cambridge, UK, 1993. Dedica-se há 50 anos ao ensino e pesquisa no domínio de línguas e culturas—como explicador de Inglês [1967-68], professor no ensino secundário [1972-77], docente, investigador e gestor universitário [1977 em diante] e Catedrático [2001 em diante] na Universidade Eduardo Mondlane [UEM], Moçambique. Actualmente, continua a ensinar em programas de doutoramento e pós-doutoramento em Moçambique e em outros países africanos, na Europa e Américas (Brasil, EUA). Foi Director Pedagógico da UEM [1987-90], Director-Adjunto da Faculdade de Letras para a Investigação [1993-96], Chefe do Departamento de Linguística e Literatura [2001-04] e Decano da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM [2007-12]. Foi também Vice-Reitor (Pedagógico-Científico) da Universidade Politécnica de Moçambique [2015-17]. Regressou a esta Instituição em 2021, onde é actualmente responsável pelo Gabinete Central para a Qualidade do Ensino e Investigação e ainda Assessor do Reitor. Exerceu o cargo de Editor-Chefe da LASU, Associação de Linguística das Universidades de quinze países da África Austral, SADC [1990-95]. Foi nomeado Editor-Chefe [Editor-in-Chief] of LASU e realizou interpretação simultânea e tradução na SADCC e outras instituições políticas e económicas em Moçambique e em outros países [1975-94]. Tem publicados 12 livros e monografias e cerca de 100 escritos em revistas nacionais e internacionais (peer-reviewed). Os seus interesses académicos incluem a Linguística Aplicada, o ensino do Português, do Inglês, as metodologias de ensino de línguas, o design curricular, a lusofonia, a psicologia cognitiva, a retórica contrastiva, a análise do discurso, a idiomaticidade, a política e planificação linguísticas, a alfabetização e os léxicos de usos.